domingo, 7 de abril de 2013

Lição 2 - O Casamento Bíblico



14 de Abril  de 2013

O Casamento Bíblico

TEXTO ÁUREO
"Portanto, deixará o varão o seu  pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne"  (Gn 2.24).

VERDADE PRÁTICA
O casamento é uma instituição divina, sendo constituído pela união indissolúvel de um homem e de uma mulher: monogâmico e heterossexual.

HINOS SUGERIDOS 186, 192, 210

LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1 Co  7.1,2 Uma  mulher, um  marido
Terça - Ef 5.25-27 Ao marido: o amor faz  sacrifícios
Quarta - Ef 5.22-24  A mulher: participante da mesma missão
Quinta - 1 Tm  3.2 O bispo: marido de  uma mulher
Sexta - Gn 2.24 A monogamia é o modelo divino para o casamento
Sábado - Gn 29.21-23,28-31; 30.1-10 A poligamia e as suas tragédias

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 1.27,31; 2.18,20-24

27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.

31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto.
18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que 
esteja como diante dele.
20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para 
o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.
21 Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma 
das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22 E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada 
varoa, porquanto do varão foi tomada.
24 Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos 
uma carne.



INTERAÇÃO
Professor, nesta lição  você ensinará a respeito do  casamento. No  decorrer da  semana, leia  o  texto bíblico com atenção e  medite na  bênção que é  o matrimônio. A união entre um homem e uma mulher não  é somente para a perpetuação da  raça humana, mas para a formação da  família, a inst tuição mais importante de  uma sociedade. O casamento tem sido  atacado violentamente pelo Diabo. O número de divórcios, até  mesmo entre os crentes, vem aumentando. O matrimônio é uma aliança divina, um sacramento indissolúvel. A Igreja do Senhor Jesus, como "coluna  e firmeza da  verdade" deve trabalhar em  favor da  família, defendendo o casamento monogâmico, heterossexual e indissolúvel.

OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
* Analisar os princípios da   monogamia.
* Explicar os princípios da  heterossexualidade.
* Conscientizar-se da  indissolubilidade do  casamento

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para a aula de  hoje sugerimos que reproduza o gráfico abaixo em  cartolina. leve-o para a classe e fixe-o em  um  lugar que poderá ser visualizado por todos durante o período
desse trimestre. De acordo com o gráfico, explique aos seus alunos o que a Palavra de Deus ensina a respeito do  casamento. Diga  que os princípios e propósitos do todo-Poderoso para o matrimônio não mudaram e jamais mudarão.


O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O CASAMENTO
Gênesis 2.18-24
O casamento é uma ideia de  Deus
Gênesis 24.58-60 
O compromisso é essencial para um  casamento bem-sucedido.
Gênesis 29.10,11 
O romance é importante
Jeremias 7.34 
O casamento proporciona momentos de  imensa felicidade. 
Malaquias 2.14,15 
O casamento cria  o melhor ambiente para a educação dos filhos
Mateus 5.32 
A infidelidade quebra o vínculo da  confiança, que é a base de  todos os relacionamentos.
Mateus 19.6 
O casamento é permanente
Romanos 7.2,3
O correto é que apenas a morte dissolva um  casamento
Efésios 5.21-33
O casamento está baseado nos princípios práticos do  amor, não em  sentimentos.
Efésios 5.23-32
O casamento é um  símbolo vivo  de  Cristo e a Igreja.
Hebreus 13.4 
O casamento é bom e honroso.

COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO
As Escrituras ensinam que homem e mulher foram feitos "à imagem de Deus" (Gn 1.27). Após Deus formar o homem (Gn 2.7), formou também a mulher (v.22). Essa  foi a segunda grande decisão divina no  tocante à existência da humanidade. Deus uniu o homem à mulher, instituindo assim o casamento, não apenas para a perpetuação da raça humana, mas para a formação do casal e, consequentemente , de toda a família.

I. O PRINCÍPIO DA MONOGAMIA
1. Monogamia X Bigamia. A palavra monogamia vem de  dois vocábulos gregos: monos (único) e gamós (casamento), significando um  único homem para uma única mulher. Desde o Gênesis, vemos a monogamia como o modelo de união arquitetado por Deus para o casamento e a formação da  família (Gn 2.24). Porém, o primeiro registro da bigamia também está no livro dos começos. lameque, filho de Metusalém (Gn 4.18; 5.25), por razões não explicadas, teve mais de uma esposa (Gn 4.19). tempos depois, Esaú, filho de Isaque, desobedeceu a Deus e casou-se com duas mulheres heteias (Gn 26.34,35). No primeiro livro  de Samuel, temos o caso de Elcana  que tinha duas mulheres. O resultado não poderia ser outro: invejas, intrigas e brigas (1 Sm 1.4-8).
2. A poligamia torna-se comum. Abraão incorreu nesse grave erro. Por sugestão de sua mulher, Sara, que era estéril, o pai da fé uniu-se a Agar, serva de sua esposa. Era o concubinato acontecendo na família de Abraão (Gn 16), vindo Ismael a nascer como fruto daquela relação. transtornos familiares, históricos e espirituais foram inevitáveis naquele clã.  Isaque, considerado filho  da promessa, casou-se aos 40 anos, com uma esposa escolhida por  seu pai, e preferiu viver um  casamento monogâmico, honrando Rebeca, sua esposa, e principalmente, honrando ao Senhor.O Antigo testamento descreve a poligamia e as suas tragédias na vida de Jacó (Gn 29.21-23,28-31; 30.1-10) e na dos reis de Israel (1 Rs 11.4,7-9).
3. Em o Novo Testamento a poligamia é condenada por Jesus e pelo apóstolo Paulo. Certa feita, os fariseus aproximaram-se de Jesus e interrogaram-no se era  lícito ao homem repudiar a "sua  mulher" por qualquer motivo (Mt 19.3). Note que eles não perguntaram "deixar suas mulheres". A resposta do  Senhor remonta às origens do casamento e da própria criação (Mt 19.5,6 cf. Gn 2.24). Jesus refere-se apenas a "uma" esposa, e as epístolas fundamentam-se nos evangelhos ao tratar desse tema.
a) Uma  esposa e um marido. Não há nada tão  claro quanto à monogamia nos ensinos do  apóstolo Paulo. Aos coríntios, por exemplo, ele  ensinou que cada um  deve ter a sua própria mulher e esta o seu próprio marido (1 Co 7.1,2), numa prevenção clara contra a prostituição.
b) A harmonia conjugal. Na epístola aos Efésios, Paulo ensina a submissão da esposa ao marido. Ao marido, ele  exorta a  amar a sua esposa, como Cristo amou a Igreja, sacrificando-se por ela  (Ef 5.25; Cl 3.19). Aqui,  a harmonia conjugal é  um  dos fatores que reforçam a monogamia, e ambas são valorizadas conforme o plano original de Deus para o casamento entre um  homem e uma mulher.
c) A monogamia na  liderança cristã. Para os líderes da igreja, Paulo exorta: "Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher" (1 tm 3.2 - sem grifos no original). O diácono também deve ser "marido de uma mulher" (1 tm 3.12). A liderança deve ser  o exemplo dos fiéis em tudo, e esse exemplo inclui o casamento (1 tm 4.12).
SINÓPSE DO TÓPICO (1) A monogamia é o modelo de união arquitetado por Deus para a humanidade.

II. O PRINCÍPIO  DA HETEROSSEXUALIDADE
1. "Macho e fêmea os criou". Deus criou "o homem", um ser  masculino (Gn 1.26), e também fez  a mulher, um  ser feminino (Gn 1.27). Em outras palavras, Deus não uniu dois machos ou duas fêmeas. Não! Ele uniu um  homem com uma mulher, demonstrando a natureza e o padrão divino da heterossexualidade.  As Santas Escrituras são claras ao  condenarem - assim como o adultério, a prostituição, a perversidade, a idolatria, a mentira, o falso testemunho etc. - a  prática do homossexualismo, quer masculino, quer feminino (lv 18.22; Rm 1.26).
2. "E se unirá à  sua mulher". Após  realizar o primeiro casamento, o Criador disse: "Portanto, deixará o varão o seu pai  e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne" (Gn 2.24). veja que o Senhor é taxativo ao falar ao homem a respeito da sua vocação heterossexual: "apegar-se-á à sua mulher". Por  isso, olhemos para as Escrituras e olhemos para o ciclo  da  vida humana e,  inequivocamente, concordaremos: se não fosse a união heterossexual, promovida  por  Deus, desde o princípio, a raça humana não teria subsistido.
SINÓPSE DO TÓPICO (2) Deus uniu o homem e a mulher para demonstrar o padrão divino da heterossexualidade.

III. A INDISSOLUBILIDADE DO  CASAMENTO
1. Uma só carne. A fim  de proporcionar uma vida conjugal abundante, o Criador planejou uma união histórica, indissolúvel e permanente (Gn 2.24). O matrimônio entre homem e mulher seria para sempre! tristemente, o pecado ruiu o princípio divino da  continuidade do casamento, trazendo o divórcio e separando famílias. O plano de Deus, entretanto, ainda pode ser encontrado nas palavras de Jesus: "o que Deus ajuntou não separe o homem" (Mt 19.6).
2. A porta de entrada para o divórcio. Há situações em  que a falta de  união e de  amor no  casamento, talvez motivados pela desobediência a Deus, pelo  orgulho e  pela falta de  perdão, fazem a convivência do casal tornar-se uma grande fachada. Por conveniência, o casal apresenta-se à sociedade ou à igreja local numa aparente alegria matrimonial, mas na  intimidade, a união tornou-se insuportável. É necessário que a Igreja  esteja pronta para auxiliar os casais que passam por crises conjugais, e motivá-los sempre a permanecerem unidos em um  amor não fingido, mas solidificado e resistente às contrariedades que possam existir no  dia  a dia
SINÓPSE DO TÓPICO (3) Foi o Criador quem planejou o matrimônio, uma união indissolúvel e permanente (Gn 2.24).

CONCLUSÃO
O casamento heterossexual nunca foi tão atacado como no presente tempo. Em nossa sociedade, leis e normas que atentam contra a lei de  Deus são elaboradas sob o argumento de que o Estado é laico. E deve ser  mesmo! Mas entre ser  laico e desrespeitar princípios ordenados por Deus desde a criação há  uma grande distância. Neste aspecto, a Igreja do  Senhor Jesus deve ser a "coluna e firmeza da verdade" e guardiã dos princípios morais e cristãos, denunciando o pecado e acalentando os corações feridos. Assim, defendemos que o casamento monogâmico, heterossexual e indissolúvel deva ser incentivado, apoiado e honrado nas esferas públicas de relacionamento.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOI
Subsídio Teológico
"Da  indissolubilidade
A natureza indissolúvel do  casamento vem desde a sua origem:
'Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua  mãe e apegar-se-á à sua  mulher, e serão ambos uma só carne' (Gn 2.24). O Senhor Jesus Cristo disse que essa passagem bíblica significa a indissolubilidade do  casamento: 'Assim não são mais dois, mas uma  só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem' (Mt 19.5,6). É uma união íntima entre duas pessoas de sexos opostos que assumem publicamente o  compromisso de viverem juntas; é uma aliança solene, um pacto sagrado, legal e social. Não existe no  universo, entre os seres vivos inteligentes, uma intimidade maior do que entre marido e mulher, exceto apenas entre as três pessoas da  trindade.
O voto solene de fidelidade um ao outro 'até que a morte os separe', que se ouve dos nubentes numa cerimônia de casamento, não  é mera formalidade. Isso tem implicações profundas diante de  Deus: 'Porque o SENHOR foi  testemunha entre ti e  a  mulher da  tua mocidade' (Ml 2.14). O compromisso que os noivos assumem é diante de Deus, independentemente de  o casal ser ou  não crente em  Jesus. Isso diz  respeito ao  casamento per  si,  vinculado de maneira intrínseca à sua natureza, pois assim Deus estabeleceu essa aliança 'até que a morte os separe'" (SOARES, Esequias. Casamento, Divórcio & Sexo à Luz  da  Bíblia. 1.ed. Rio de  Janeiro: CPAD, 2011, pp.16-7).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
GIlHAM,  Anabel; Bill. Conversas  Francas sobre o Casamento. 7. ed.   Rio  de  Janeiro: CPAD, 2012.
SOUZA, Estevam Ângelo. ...e fez Deus a família: O padrão divino para um lar  feliz. 1. ed. Rio de  Janeiro: CPAD, 1999.

SAIBA MAIS
Revista Ensinador Cristão
CPAD, nº 54, p.37.

EXERCÍCIOS
1.Qual  a origem da  palavra monogamia?
R. A palavra monogamia vem de dois vocábulos gregos: monos (único) e gamos (casamento), significando um  único homem para uma única mulher.
2. Quem deu início  à bigamia?
R. lameque, filho  de  Metusalém.
3. O que Paulo ensinou aos casados da igreja de Corinto?
R. Aos coríntios, o apóstolo Paulo ensinou que cada um  deve ter a sua própria mulher e esta o seu próprio marido (1 Co7.1,2), numa prevenção  clara contra a prostituição.
4. De acordo com a lição, quem Deus uniu para embasar a heterossexualidade?
R. Homem e mulher.
5. O que pode fazer a convivência  no  casamento tornar-se uma grande fachada?
R. A falta de  união e de  amor.

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