sexta-feira, 1 de novembro de 2013

BÍBLIA FREE STYLE



De Ciro Sanches Zibordi
BÍBLIA FREE STYLECiro Sanches Zibordi


Escrevi, há algum tempo, a respeito da "Bíblia Free Style" e acredito que seja bom mais uma vez alertar a todos quanto a essa tradução (tradução?) das Escrituras, visto que ela é inoportuna, perigosa, imprópria, desrespeitosa, para dizer o mínimo, e até blasfema, em alguns momentos. Traduções bíblicas de equivalência dinâmica, em si, já são perigosas, haja vista alterarem o significado original das palavras. Mas, o que dizer de uma "tradução" repleta de gírias, expressões chulas e palavrões?
Com base em João 17, especialmente, sabemos que a inspiração das Escrituras recai sobre as "palavras" do texto inspirado por Deus, e não sobre as "ideias". Por isso, aprecio muito e recomendo as traduções de equivalência formal — como as versões de João Ferreira de Almeida (ARC, ARA, etc.), em português, a King James (KJV), em inglês, a Casiodoro de Reina, em espanhol, e outras igualmente apreciáveis —, as quais são fiéis prioritariamente ao que foi escrito, preservando a literalidade do texto.
Tais "contextualizadores" da "Free Style" usam, por exemplo, um termo equivalente a excremento fétido ao parafrasearam de modo grotesco Lucas 12.10: "Quem falar alguma... — piiiiii — sobre minha pessoa, eu relevo de boa. Mas quem zoar o Espírito Santo, esse aí tá ferrado, [...] por que pra esse pecado não tem perdão” Ora, esses parafraseadores extremistas nunca leram textos como Romanos 12, Colossenses 3 e Efesios 4-5?
Respeito quem usa traduções em linguagem de hoje para fazer estudos comparativos, embora eu defenda que a literalidade do texto sagrado deve ser preservada, haja vista a inspiração divina recair sobre "palavras", e não "ideias", repito. Todavia, quanto à tal "Free Style", considero-a um despropósito total, conquanto digam que ela é apenas uma simples paráfrase...
Como já foi dito pelo meu amigo, o pastor, escritor e pregador Renato Vargens, "os textos originais não possuem palavras chulas como as descritas pela Bíblia Free Style, [...] a Bíblia é a Palavra inerrante de Deus e colocar palavras torpes na boca daquele [Jesus Cristo] que nunca cometeu pecado é blasfêmia e aberração".
 #FicaADica.
Pr. Ciro Sanches





Nenhum comentário:

Postar um comentário