segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Reações humanas ao nascimento de Jesus



O verdadeiro significado do natal é o Senhor Jesus
Quem vê o natal como uma mera festa social está ignorando e distorcendo sua mensagem original registrada nas Sagradas Escrituras.

Em uma análise do texto em Mateus 2:1-12, na narrativa do nascimento de Jeus Cristo, vemos escondido entre o registro, três reações diferentes ao nascimento do Salvador.

1-A reação dos magos: Reação da fé
A tradição diz que eram Gaspar, Melquior e Baltasar, sozinhos partiram a Jerusalém. Não sabiam,  como os pastores que foram informados pelo anjo Lucas 2:8-12, que a criança era humilde. Chegando em Jerusalém não encontraram nenhuma guarda real protegendo o recém-nascido Rei. Nenhuma grande autoridade terrena estava presente. Jesus estava deitado numa manjedoura. O Reis dos reis fora colocado em um cocho para animais, Mas, apesar de tudo isso quando viram o menino “prostrando-se o adoraram” Mateus  2:11. Através da humilde aparência exterior de Jesus, reconheceram a presença da divindade. Deram-lhe o coração como a seu Salvador apresentando então as suas dádivas v11.
a)      Ouro: Símbolo da realeza, era presente para um Rei ( além se servir de sustento para e durante a fuga para o Egito).
b)      Incenso: Símbolo da fé, era presente para um Sacerdote (Simboliza a oração que chega a Deus como fumaça).
c)       Mirra: representa a morte como Salvador, era presente para um profeta ( era usada para embalsamar os corpos).
O que levou os magos do oriente a virem a Israel buscando um encontro pessoal com o Rei dos judeus? Não foi, em primeiro lugar, a estrela que o levou a essa decisão, pois ela foi apenas um fato visível posterior. A realidade do nascimento de Jesus foi o motivo de sua viagem. A certeza dos magos de que Jesus realmente havia nascido levou-os a Belém. Certamente o sinal visível da estrela guiando o seu caminho foi para eles uma grande jornada. Esse fato deixa bem claro que qualquer pessoa pode vir a Jesus, porque Ele existe. É muito animador e um testemunho alentador vermos que os magos do Oriente não permitiram que se quer um pensamento de dúvida fizesse vacilar seus corações, roubando-lhe a sua certeza de encontrar o Rei que procuravam.
E quanto a nós? Temos crido realmente que Ele existe? Então, porque vamos tão pouco a Ele? E, porque oram com  tão pouca convicção? Porque duvidamos e voltamos a duvidar? A maneira como os magos vieram até Jesus continua sendo um mistério para nós, mas mesmo assim sabemos que não foi  a estrela que levou a Israel e até Belém. Essa é uma idéia falsa. Eles vieram pela fé. E tá escrito muito claramente na Bíblia: “Porque vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”.
Quem crê é guiado por Deus mesmo que o inimigo interfira. Os magos criam firmemente que Jesus havia  nascido e vieram seguindo ea estrela até chegarem a Jerusalém. Estavam bem próximo do alvo ou do lugar donde o menino havia nascido. Mas nesse momento Heride s mandou os magos a Belém, porém com uma motivação escusa. Seu alvo era matar o recém-nascido assim como haveria de matar os meninos de dois anos para baixo. Mas Deus voltou a enviar a estrela, que guiou os magos exatamente para o lugar para onde Jesus estava. O inimigo pode interpor no caminho dos crentes, mas o Senhor mantém a direção e leva seu povo até o alvo
Apesar dos empecilhos e das adversidades diárias nós continuamos debaixo da direção do Senhor. O Senhor poderia ter conduzido os magos diretamente a Belém, pois eles já se encontravam muito próximos de seu destino. Porque Ele não os fez e permitiu essa interferência? Porque Ele queria que as intenções dos inimigos fossem manifestas! Porque Ele queria motivar nossa fé hoje.Porque Ele deseja nos ensinar a lição de que ainda que haja acidentes no percurso, Ele esta na direção e no controle absoluto de todas  as coisas!
Os cristãos verdadeiros sempre responderão ao Natal com louvor e ação de graça.  Eles cantarão um cântico cheio de significado Salmos 40: 1-3. Quando o Espírito de Deus  controla a mente e o coração, a  alma convertida entoa um novo cântico. Canta um novo cântico porque reconhece que a promessa de Deus se tem cumprido em sua experiência. Reconhece que a sua transgressão foi perdoado e seu pecado coberto.
Jesus é o caminho de nossa fé, o objeto de nossa fé e o alvo de nossa fé. A fé que nos une a Jesus. Aquele que sempre estará onde Ele está.

A reação de Herodes: Reação de perplexidade
Herodes, o grande, era um indumeu, designado pelo senado romano para reinar sobre a Judéia. Ele descendia de Esaú e supõe-se que se converteu ao judaísmo apenas por conveniência. Herodes multiplicou o esplendor de Jerusalém como nenhum outro e era considerado extremamente capaz em seu tempo, apesar disso, esse homem era possuído pelo medo de perder o poder. Ele afligiu-se com a ideia de um rival em potencial para o seu trono. O astuto monarca foi despertado diante da noticia trazida pelos magos de um nascimento de um novo rei, o rei dos judeus. Essa noticia tornou seu coração resistente. O temor espalhou-se “... toda Jerusalém pertubou-se com ele” v3. É fácil entender a razão desta agitação entre o povo. As pessoas que habitavam Jerusalém estavam familiarizadas com as atrocidades que Herodes era capaz de cometer. Temendo um tumulto, ele bem que poderia decretar o massacre de centenas ou milhares de pessoas. O temor experimentados por Herodes finalmente levou a mandar “matar todos os meninos que haviam em Belém... de dois anos para baixo” v16. Esta crueldade foi um dos últimos atos de sua vida. Pouco tempo depois ele foi obrigado a submeter-se a aquela condenação que ninguém pode desviar, Mateus 2:19. Em sua ganância, perdeu o trono e deixou de conhecer o Salvador.

A reação dos escribas: Reação dos indiferentes
Quando Herodes perguntou aos escribas “onde havia de nascer o Cristo” V4. Os líderes religiosos deram-lhe a resposta correta, citaram a profecia V5,6. Apontaram Belém como sendo o local do glorioso nascimento. Porém recusaram-se a buscar”o Cristo” por si mesmos. Nem mesmo iriam a Belém, a ver se estas coisas eram assim. O orgulho e a inveja fecahram seu corações “a luz verdadeira, que alumia a todo homem” João 1:9. Eles consideraram as novas trazidas pelos magos como fanatismo e, portanto indignas de atenção. Seu orgulho e obstinação cresceram em até culminarem em decidido ódio contra o Salvador. Foram estes líderes que prenderam, julgaram e levaram-no até Pilatos, incentivaram a população a gritar “crucifica-o” Marcos 15:11-13.
Muitas pessoas ainda hoje reagem com indiferença a mensagem do Natal. Muitos ainda celebram o Natal sem Cristo. Não procuram ao Salvador. Natal hoje, com muita frequência, é símbolo de papai Noel, compras, presentes, festas e tudo o mais. A indiferença ante ao nascimento de Jesus torna as pessoas meros religiosos, que apesar de saberem o caminho espiritual, não se dispõe a andar por ele. Se contentam com as tradições, com a superficialidade no relacionamento com Deus. Estão tão perto do Salvador, mas passarão a eternidade longe Dele. Com Jesus não importa não é saber muito, o que importa é largar tudo e ir até Ele.
Leia a Bíblia

Sergio Pereira
Pastor da Assmbleia de Deus em Florianópolis SC. Onde pastoreia o setor 5 Tapera. Filiado a CIADESCP e a CGADB; bacharel em Teologia, especializado em teologia prática; professor, conferencista e escritor.
Esta mensagem esta no Mensageiro da Paz nº 1531 Dezembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário