domingo, 9 de junho de 2013

Lição 11 - A Família e a Escola Dominical


16 de Junho de 2013


A Família e a Escola Dominical

TEXTO ÁUREO
“Ajunta o povo, homens, e mulheres, e meninos, e os teus estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam, e aprendam, e temam ao SENHOR, vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta Lei”  (Dt 31.12).

VERDADE PRÁTICA
A Escola Dominical contribui decisivamente para a formação espiritual, moral, cultural e social da família.

HINOS SUGERIDOS 151, 259, 327

LEITURA DIÁRIA
Segunda - Pv  22.6 Ensinando às crianças
Terça - At 8.30,31 O ensino da  Palavra de  Deus
Quarta - Rm  12.7 O ensino requer dedicação
Quinta - Sl 119.105 A palavra de  Deus é vital
Sexta - Jr 32.33 O desprezo com o ensino
Sábado - 1 Co  4.17 Ensinando em  cada igreja

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Neemias 8.1-7
1 E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se 
ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras, o 
escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel.
2 E Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação, assim de homens como de 
mulheres e de todos os entendidos para ouvirem, no primeiro dia do sétimo mês.
3 E leu nela, diante da praça, que está diante da Porta das Águas, desde a alva até ao meio-dia, 
perante homens, e mulheres, e entendidos; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao 
livro da Lei.
4 E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e 
estavam em pé junto a ele, à sua mão direita, Matitias, e Sema, e Anaías, e Urias, e Hilquias, e 
Maaséias; e à sua mão esquerda, Pedaías, e Misael, e Malquias, e Hasum, e Hasbadana, e 
Zacarias, e Mesulão.
5 E Esdras abriu o livro perante os olhos de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; 
e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.
6 E Esdras louvou o SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém!?, 
le-van-tan-do as mãos; e inclinaram-se e adora-ram o SENHOR, com o rosto em terra.
7 E Jesua, e Bani, e Serebias, e Jamim, e Acube, e Sabetai, e Hodias, e Maaséias, e Quelita, e 
Azarias, e Jozabade, e Hanã, e Pelaías, e os levitas ensinavam ao povo na Lei; e o povo estava 
no seu posto.

INTERAÇÃO
Professor, o que a Escola  Dominical significa para você?   Nas   palavras do  pastor  Antonio Gilberto "a Escola Dominical é a escola de ensino bíblico da  Igreja, que evangeliza enquanto ensina, conjugando assim os  dois lados da comissão de Jesus à Igreja conforme Mateus 28.20  e  Marcos 16.15. Ela não  é uma parte da Igreja; é a própria Igreja ministrando ensino bíblico metódico". Milhões e  milhões de  vidas são  discipuladas nos  bancos da Escola  Dominical. É, sem dúvida, a maior agência de  serviço voluntário em   todo território nacional. E você, prezado professor, deve se  orgulhar por  fazer parte desta seleta equipe.

OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
- Conhecer a  origem da  Escola  Dominical.
- Apreender as finalidades da  Escola Dominical.
- Compreender o  quanto a  Escola Dominical fortalece a família.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, sugerimos a reprodução do esquema da  abaixo para lhe  auxiliar na  ministração do  primeiro tópico da lição. É importante analisar a metodologia que Raikes usou para popularizar a Escola Dominical - Acompanhamento do  desenvolvimento do  trabalho e divulgação dos resultados. Bem como conhecer o forte compromisso social que ele  tinha com as crianças. Explique à classe que a Escola Dominical, como a conhecemos, nasceu com crianças e para crianças. Com  esse trabalho, apesar de  existir instituições de ensino em  outras regiões, o modelo moderno de  Escola Dominical foi propalado e popularizado por Robert Raikes. Boa aula.

ALGUNS  FATOS  HISTÓRICOS
Primeira ação da  Escola Dominical 20/07/1780
Robert Raikes estabeleceu os seguintes compromissos: Experimentar por três anos o trabalho em andamento; Em seguida, ele divulgaria ao mundo os frutos da Escola Dominical.
Publicação em jornal do impacto do novo trabalho na  vida das crianças 03/11/1783
As igrejas passaram a dar apoio ao  trabalho de  Raikes. A Escola Dominical passou das casas particulares para os templos, os quais enchiam-se de  crianças. A data de 3 de  Novembro de  1783 é então considerada o dia  natalício da  Escola Dominical.
Antes de Raikes já havia reuniões semelhantes a da  Escola Dominical
No entanto, quem popularizou e dinamizou o movimento foi Robert Raikes. E o atual sistema de  escola pública inspirou-se no  movimento da  Escola Dominical.

COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO
A Escola Dominical é a maior e mais acessível agência de educação religiosa da igreja. O seu principal objetivo é levar as crianças, adolescentes, jovens e adultos a aprender e a praticar a Palavra de Deus. Por isso, ela é um fator determinante na formação espiritual, moral, social e cultural das famílias. A Escola Dominical, quando bem estruturada, torna-se um dos meios mais eficazes de evangelização. É notório que missionários, pastores e demais obreiros e obreiras, passaram pela Escola Dominical e continuam a frequentá-la zelosamente, pois nela o caráter cristão é desenvolvido segundo a Bíblia Sagrada.

I. A ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL
1. Raízes bíblicas da  Escola Dominical. Conforme ensina-nos o pastor Antonio Gilberto em  seu Manual da Escola   Dominical, esse  educandário tem as suas raízes  desde o Antigo testamento, passando por  Moisés (Dt  6.7; 11.18,19; 31.12,13), pela época dos sacerdotes, reis e  profetas de  Israel (Dt  24.8; 1 Sm 12.23; Jr 18.18; 2 Cr 15.3; 17.7-9), durante e  após o  cativeiro babilônico (Ne 8),  chegando aos dias de  Jesus, sendo Ele  o Mestre dos  mestres (Mc  2.1,2;  6.2,6,34; 12.35; lc 5.17; 24.27) e da Igreja do primeiro século até os nossos dias (Mc 6.30; At 5.21,41,42).
2. A origem da  Escola Dominical. A fase moderna da Escola Dominical, assim como a conhece-mos, teve início em  um  domingo de  1780. O jornalista britânico, Robert Raikes, desejava  escrever um  editorial sobre a  melhoria do sistema carcerário de  sua cidade. Ao  perceber que muitas crianças ficavam na rua  falando palavrões e brigando, mudou de  ideia e escreveu sobre como levar aqueles meninos à igreja, visando alfabetizá-los e evangelizá-los. A maioria das crianças não sabia ler nem escrever, pois durante a semana eram forçadas a  trabalhar em  fábricas; algo bem comum durante a Revolução Industrial. E, no  domingo, perambulavam pelas ruas.
a) O projeto. Raikes divulgou o projeto de  alfabetizar as crianças, ensinando-lhes gramática, matemática e a Bíblia.  Apelou às pessoas a fim de  que, voluntariamente, ajudassem-no a tirar as crianças das ruas, educando-as nos lares e na  igreja.
b)  Semeando lições de  vida. As professoras voluntárias, além de  alfabetizá-las, ensinavam-lhes noções de  ética, moral e  histórias bíblicas. Era uma verdadeira educação integral. Quatro anos depois, após espalhar-se por várias cidades, a  Escola Dominical já  contava com 250 mil  alunos. No  Brasil,  ela  foi  fundada em  19 de  agosto de  1855 pelo casal de missionários escoceses, Robert e Sarah Kalley.
3. O  que é Escola Dominical. É uma escola que ministra o  ensino  da   Palavra  de   Deus de  forma acessível a todos os alunos - desde o berçário aos adultos - contemplando todas as faixas etárias. A Escola Dominical é gratuita e conta com o apoio de homens e mulheres que, voluntariamente, lecionam a  Palavra de Deus. É o  maior trabalho que se pode realizar na  igreja. Os  seus professores e organizadores não têm qualquer retorno financeiro a  não ser a  alegria de  saber que são instrumentos de  Deus para abençoar vidas através do  ensino da Bíblia Sagrada. Os que exercem este ministério sabem que esta é a maior recompensa
SINÓPSE DO TÓPICO (1) A Escola Dominical ministra o  ensino da Palavra de Deus de forma acessível a todos os alunos contemplando as respectivas faixas etárias - do  berçário aos adultos.

II.  FINALIDADES  DA ESCOLA DOMINICAL
1. Auxiliar no ensino  das Escrituras. O ensino bíblico sistemático, e por faixas etárias, é de grande significado espiritual e  moral para toda a  família. Por isso, tem de  ser ministrado por pessoas maduras que amem comunicar a Palavra de  Deus, pois, como instrui-nos o apóstolo  Paulo, se o  nosso ministério "é ensinar, haja dedicação ao ensino" (Rm  12.7). A família é beneficiada quando o  ensino alcança os objetivos propostos na formação cristã de  todos os seus membros. Não há dúvidas de que a Escola Dominical é o melhor lugar para isso.
2.  Auxiliar na   evangelização. É desejável que a  Escola Dominical resgate este supremo objetivo: evangelizar (Mc 16.15). Uma  classe pode incumbir-se de levar convites aos descrentes para virem à igreja no domingo seguinte, ou  para o culto vespertino. Uma  gincana pode ser realizada, concedendo pontos às classes que trouxerem mais visitantes não convertidos à  Escola Dominical. tal  iniciativa é  uma ótima forma de   apresentarmos o  Evangelho aos que ainda não receberam a Cristo.
3. Auxiliar no discipulado. Jesus mandou fazer discípulos e não prioritariamente membros e congregados (Mt 28.19). Por esse motivo, os que aceitam a  Cristo devem ser eficazmente discipulados. Nesse sentido, a Escola Dominical desempenha um  importante e insubstituível papel. Portanto, que haja classes de  discipulado para as crianças, adolescentes, jovens e  adultos.  Mas acima de tudo, não nos esqueçamos de que, como discípulos de  Cristo, a nossa a vida é um  permanente discipulado (2 Co 3.18).
SINÓPSE DO TÓPICO (2) Auxiliar no  ensino das Escrituras, na  evangelização e no discipulado, são algumas das finalidades da  Escola Dominical

III. A ESCOLA DOMINICAL FORTALECE A FAMÍLIA
1. As   crianças são bem instruídas. Dizem os  estudiosos que a  personalidade humana é definida até aos sete anos. O que aprendemos nessa fase, refletirá decisivamente em  nosso desenvolvimento psíquico, emocional, afetivo e social, influenciando-nos por toda a vida. Nesse aspecto, advertem-nos as Sagradas Escrituras: "Instrui o menino no caminho em  que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele" (Pv 22.6). Por  conseguinte, a Escola  Dominical ajuda, e muito, no desenvolvimento da  personalidade  infantil, pois encaminha cada criança no  aprendizado cristão.
2. A juventude é prevenida  contra o pecado. A juventude é vítima de  muitas brutalidades sociais: álcool, drogas, sexo  ilícito, delinquência,  etc. Por  isso mesmo, nossos jovens devem frequentar assiduamente a  Escola Dominical, pois  aqui são alertados contra todos esses males tão característicos de  uma sociedade sem Deus. O salmista oferece um  caminho seguro para que o jovem previna-se contra os males desse tempo: "Como  purificará o  jovem o  seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra" (Sl 119.9).
3. Os adultos frutificam. Por aceitar a Cristo na idade adulta e não haver recebido uma sólida formação espiritual e moral durante a infância e juventude, há crentes que acabam não formando uma consciência clara e  madura da  vida cristã. A Escola Dominical,  todavia, está apta a ajudá-los a  formar o  seu caráter cristão e estimulando-os à leitura da  Bíblia Sagrada e à prática da  vida cristã em  seu dia  a dia  (Jo 5.39). Assim, os adultos tornam-se aptos a dar muitos frutos na  obra do  Senhor (Jo 15.1-16).
SINÓPSE DO TÓPICO (3) Na Escola Dominical as crianças são instruídas, a juventude é  prevenida contra o pecado e  os adultos são incentivados a  frutificarem na   obra do  Senhor.

CONCLUSÃO
Nenhuma instituição de  ensino  tem efeito tão benéfico sobre a família como a  Escola Dominical. Nos  países onde ela  é valorizada, sempre há testemunhos de pessoas que se tornaram úteis à sociedade e ao mundo. Portanto, a igreja precisa valorizar a  Escola Dominical: a maior escola de  formação cristã do  mundo. Os que são assíduos na  Escola Dominical absorvem o ensino da Bíblia, e passam a ter uma conduta pautada nos princípios elevados da  Palavra de  Deus.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOI
Subsídio Educação Cristã
 "DIRETIVAS  BÍBLICAS [O ensino às crianças]
A revelação de Deus exige uma resposta pessoal de  cada um  dos Seus filhos. O que as Escrituras nos mandam fazer em  nosso ministério com crianças?
MATEUS 28.19-20: O imperativo nesta passagem é claro: 'Fazei discípulos' (ARA). Quando formos, temos de ensinar a Palavra de Deus a todas as pessoas inclusive crianças. As implicações contidas neste texto são (a)  evangelizar  (falar do  Evangelho a todas as pessoas) e (b) discipular (ajudar cada crente a  crescer em Cristo para ser um  fazedor de  discípulos). Isto  pode ser feito eficientemente com crianças se estas forem educadas da  maneira correta.
[...] 2 TIMÓTEO 2.2: Paulo descreve o ministério da  multiplicação que tem de  acontecer ao  longo de toda geração para que a  fé  cristã seja ensinada até que Jesus venha. Os líderes cristãos precisam equipar os professores e pais em cada faceta do  ministério com crianças, de  forma que o ensino correto aconteça ao nível de  cada aluno. Assim, o ciclo de  evangelismo estará completo agora o  discípulo torna-se fazedor de  discípulo" (GANGEl, Kenneth; HENDRICKS, Howard G. (Eds.).  Manual de Ensino para o Educador  Cristão: Compreendendo a natureza, as  bases e  o alcance do verdadeiro ensino cristão. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, pp.119-20


AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOII
Subsídio Histórico
"A ESCOLA DOMINICAL  NO BRASIL
A Escola Dominical teve seu início entre nós em 19 de agosto de 1855 na  cidade de  Petrópolis, Estado do  Rio de  Janeiro. O fundador foi o missionário Robert Kalley  e sua esposa Da. Sarah Poulton Kalley, da  Igreja Congregacional. Eram  escoceses. Ele fora um  médico ateu. Depois foi salvo sob circunstâncias especiais, e chamado por Deus, entregou-se à obra missionária. Na primeira reunião, na  data acima, a frequência foi de  cinco crianças... Essa  mesma  Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no  Brasil.  Desde então, o crescimento da  Escola Dominical tem sido maravilhoso.
Houve, sim, reuniões de  Escola Dominical antes de  1855, no Rio de  Janeiro, porém, em  caráter interno e no  idioma inglês, entre os membros da  comunidade americana.
A. Remontando ao  passado, as  primeiras reuniões de  instrução bíblica no  Brasil, do  ponto de  vista evangélico, ocorreram durante a permanência aqui, dos crentes calvinistas que desembarcaram na Guanabara em 1557. Nessa ocasião realizaram o primeiro culto evangélico em  terras do  continente americano, em  10 de  março do  mesmo ano.
B. A segunda fase de tais reuniões deu-se durante o domínio holandês no Nordeste, a partir de 1630, por crentes da Igreja Reformada Holandesa, quando vários núcleos evangélicos foram estabelecidos naquela região. Na mesma época foram realizados cultos na  Bahia, por ocasião da  primeira invasão holandesa. tudo isso cessou com o fim  dos mencionados domínios e a feroz campanha de  extinção movida pela Igreja Romana de  então.
C. Mas  em  1855, a Escola  Dominical veio  para ficar. E ficou!  E avançou como fogo em campo aberto, impelida pelo zelo de milhares de  seus obreiros, inflamados pelo Espírito Santo!
Sim,  desde então, vem a  Escola Dominical crescendo  sempre entre todas as denominações, e  onde quer que estas cheguem, a Escola Dominical é logo implantada produzindo sem demora seus excelentes resultados na  vida dos alunos, na  Igreja, no  lar, na  comunidade, e refletindo tudo isso na  nação inteira.
Foi assim o começo da  Escola Dominical - começo de  um  dos mais poderosos avivamentos da  história da  Igreja"  GIlBERtO, Antonio. Manual da  Escola Dominical. 40. ed.  Rio de Janeiro: CPAD, 2011, pp.135-36).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
GANGEl, Kenneth; HENDRICKS, Howard G.  (Eds.).   Manual de Ensino para o  Educador Cristão: Compreendendo a natureza, as bases e o alcance do verdadeiro ensino cristão. 1.ed. Rio de  Janeiro: CPAD, 1999.
GIlBERtO, Antonio. Manual da Escola Dominical. 40. ed.  Rio de  Janeiro: CPAD, 2011.

SAIBA MAIS
Revista Ensinador Cristão
CPAD, nº 54, p.41.

EXERCÍCIOS

1. Cite  versículos que apontam para as  raízes bíblicas da  Escola Dominical.
R. Moisés (Dt 6.7; 11.18,19;31.12,13); sacerdotes, reis e profetas de  Israel (Dt 24.8; 1 Sm 12.23; Jr 18.18; 2 Cr 15.3; 17.7-9); etc.
2. O que é a Escola  Dominical?
R.  É uma escola que ministra o ensino da  Palavra de  Deus de  forma acessível a todos os alunos - desde  o berçário aos adultos - contemplando todas as faixas etárias.
3. Quais são   as  finalidades da Escola  Dominical?
R. Auxiliar no  ensino das Escrituras; na  evangelização e no discipulado.
4. Por que os jovens cristãos devem frequentar a Escola  Dominical?
R. Pois  na  ED são alertados contra todos os males tão característicos de  uma sociedade sem Deus.
5. O que a Escola  Dominical está apta a fazer?
R. Formar o caráter cristão, estimulando à leitura da  Bíblia Sagrada e à prática da  vida cristã em  seu dia  a dia

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