domingo, 16 de junho de 2013

Lição 12 - A Família e a Igreja


23 de Junho de 2013
A Família e a Igreja

TEXTO ÁUREO
"Alegrei-me quando me  disseram: Vamos à Casa do SENHOR!"  (Sl 122.1).

VERDADE PRÁTICA
A igreja local é o melhor lugar para as famílias se reunirem e prestarem culto ao  Senhor.

HINOS SUGERIDOS 429, 507, 517

LEITURA DIÁRIA
Segunda - Dt  6.2 A família temendo ao  Senhor
Terça - Dt  6.2 A família guardando a Palavra de  Deus
Quarta - Dt  6.4 Há um  único Deus na  família
Quinta - Dt  6.7,8 A família atentando para a Palavra
Sexta - Dt  6.18 A família fazendo o que é reto ao  Senhor
Sábado - Salmos 122.1 A família se alegra na Casa de Deus

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos 16.1-5,7,10,11,13,15,24
Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia,
para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que 
de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.
Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
os quais pela minha vida expuseram a sua cabeça; o que não só eu lhes agradeço, mas também 
todas as igrejas dos gentios.
Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as 
primícias da Ásia em Cristo.
Saudai a Andrônico e a Júnia, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se 
distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.
10 Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de Aristóbulo.
11 Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão no Senhor.
13 Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.
15 Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles 
estão.
24 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!

INTERAÇÃO
A família e a igreja local  são  instituições que se confundem, ambas foram criadas por  Deus. A família tem a finalidade de preservar e desenvolver social, moral e eticamente todo ser humano. A igreja local  visa educar espiritualmente o homem segundo a proclamação e absorção do Evangelho bem como as  outras esferas da  vida. Família e  igreja local  são   inseparáveis. Uma  depende da  outra, uma é a extensão da  outra. Não  se  excluem jamais. Ao contrário, se completam e caminham juntas.

OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
* Identificar a  família como elemento básico da funcionalidade da igreja local.
* Fazer da igreja um local de acolhimento das famílias.
* Compreender que a família deve se envolver com a igreja local.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado professor, para concluir a aula desta semana peça aos alunos para descreverem o que eles pensam sobre o relacionamento da  própria família com a igreja local. Como se dá  e o que poderia mudar neste relacionamento. Reproduza algumas respostas na  lousa. Explique que a família é um  elemento indispensável ao bem estar da  igreja local, e que falar da igreja sem priorizar a família é ignorar o óbvio. Desafie-os a viverem em  família, a pensarem como é uma bênção servir a Deus numa igreja local juntamente com toda a família. Boa aula!

COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO
Num  mundo de  intensas mudanças e incertezas a Igreja é a única instituição em  que o cristão e  sua família podem contar. lares  sofrem terríveis ataques do   inimigo, e  muitas famílias não têm resistido, sucumbindo moral e espiritualmente às investidas malignas. Por isso a Igreja do Senhor, representada pela comunidade local, é o ponto de  apoio espiritual e  moral para a família. Ali se aperfeiçoam os relacionamentos entre os cônjuges, pais e filhos, avós e netos. A família cristã se desenvolve no  dia  a dia  da  igreja local

I. FAMÍLIA: O ELEMENTO BÁSICO DA IGREJA
1. Sem a  família a  igreja não funciona. Não podemos ignorar a importância da  igreja local junto à família, pois a saúde da  igreja está diretamente ligada ao  bem estar espiritual e  moral da  família. Uma  igreja cujas famílias  estão arruinadas espiritual e moralmente não terá condições de  acolher os não crentes, nem terá autoridade para atuar juntoà outras famílias na  comunidade em  que está inserida.
A família fortalecida na  igreja é  tão importante que o  apóstolo Paulo aconselhou o pastor timóteo a respeito da qualidade de um candidato ao  episcopado. O apóstolo destaca a relação do aspirante com a  própria  família: "Convém, pois, que o  bispo [...]  governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em  sujeição, com toda a  modéstia  (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da  igreja de  Deus?)"   (1 tm  3.2,4,5). Aqui,   ele expressa o  impacto do relacionamento familiar com a funcionalidade da  igreja local. Famílias desgovernadas, inevitavelmente, geram uma igreja sem direção.
2. A família como extensão da  igreja. Além  de  a família ser o elemento básico da  funcionalidade  da  igreja local, ela  é a própria extensão desta. Descrevendo a respeito do culto doméstico, o saudoso pastor Estevam Ângelo disse: "Se a família quiser assistir a sete cultos a mais por semana, fazendo o culto doméstico, terá uma igreja em  casa". É verdade! Além  de  cultuar a Deus, a família representará o  reino divino na  vizinhança, no bairro e no mundo. O próprio Jesus falou: "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em  meu nome, aí estou eu no meio deles (Mt 18.20). Portanto, podemos fazer de nossa família uma extensão  da  Igreja de  Cristo e representar seu Reino neste mundo.
SINÓPSE DO TÓPICO (1) A família é o elemento básico  para a  boa funcionalidade da igreja local.

II. A IGREJA ACOLHENDO AS FAMÍLIAS
1. A  natureza humana da igreja. A etimologia da  palavra igreja remonta a natureza humana do Corpo de Cristo. Mateus 18.17 e Atos 15.4 expressam ekklêsia (igreja) como reunião de pessoas, povo ou assembleia em nome do Senhor Jesus. É uma instituição composta de seres humanos dotados de sentimentos, desejos e volição. Nesse caso, a Igreja é "humana" em  sua constituição e composição.
2. A  dimensão relacional da  igreja. Onde há  pessoas, há relacionamentos. A Santíssima trindade nos mostra um  Deus relacional. As trinas pessoas relacionam-se comunitária, intensa e espontaneamente (Mc 1.9-13;  Jo 5.17,19-28).  Assim, a  igreja expressa a  dimensão relacional da Santíssima trindade entre os seus membros. É ali, que a família cristã está habilitada a  relacionar-se como Igreja de Cristo, tanto com o Pai (Mc 12.30) como com o próximo (Mc 12.31). Assim, a igreja está pronta para acolher as famílias  e suas idiossincrasias.
3. O relacionamento familiar na  igreja. Não  há  dúvidas de que servir a Deus numa igreja local juntamente com toda a  família é uma bênção. No entanto, para que este relacionamento continue a abençoar vidas é preciso zelar pelos seguintes princípios: (1) Na igreja local, a família não deve se fechar em  si mesma; (2) Não  deve haver motivações que desrespeitem a liderança constituída ou a qualquer outra pessoa; (3) A família deve investir tempo para se relacionar com outras famílias também.
4. A família do obreiro.  O exercício do ministério não dispensa o obreiro de sua responsabilidade como esposo e pai. Infelizmente, em  algumas igrejas locais, é  comum cobrarem da família do pastor um  padrão de  perfeição que nem o  Evangelho preceitua. Prevenção ao  pecado e vida de  retidão na presença de  Deus e diante da  sociedade são atributos peculiares a toda família cristã. Porém, é preciso reafirmar que a família do pastor é igual à de  qualquer outra pessoa. A esposa do  pastor tem nome, e os filhos também, e precisam dos mesmos cuidados que as demais famílias da  igreja precisam.
SINÓPSE DO TÓPICO (2) A igreja local é uma institução  composta de  distintos seres humanos. Aqui  está a  dimensão humana da  Igreja.

III.  A FAMÍLIA NA IGREJA LOCAL
1. A comunhão da  família. No Salmo 133.1 lemos: "Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em  união!". Apesar  de  alguns pregadores interpretarem este texto de  maneira alegórica, dando a ele uma simbologia espiritual, neste versículo o  salmista Davi se refere à família de  irmãos de sangue em crise, ou,  de acordo com Matthew Henry, o homem segundo o coração de Deus escreve "esse salmo por ocasião da  união entre as tribos quando todas elas se uniram unânimes para fazê-lo rei".  logo, o Salmo davídico pronuncia a bênção para uma família que anda em  comunhão: Irmãos e irmãs que vivem em  paz no  lar  e fora dele são tão valiosos quanto o  óleo que ungiu Arão, o  sumo sacerdote. Numa casa pacífica e unida, as bênçãos do  Senhor se manifestam.
2. Envolvendo-se com o Corpo de Cristo.  A leitura bíblica em  classe, particularmente os versículos 7,11,12,13  e  15, destaca o  exemplo de  familiares unidos pela causa do Evangelho. O apóstolo Paulo muito se contentou com o esforço empregado em cada família na causa do Reino de Deus. Quando a  família sente-se alegre em  ir à igreja para adorar a Deus
é  uma grande bênção (Sl 122.1). Ela participa ativamente do  culto e não se porta como mera assistente. São  momentos preciosos que influenciarão a  família por toda a vida.
3. Toda a  família na  casa de Deus. A igreja local é o espaço religioso onde adoramos a Deus e proclamamos o Evangelho. Nada pode impedir este ideário cristão Por  isso, a  família chamada  por Deus é  convocada a  depositar o seu talento na  causa do  Evangelho. No  ensino, na  pregação, na música ou qualquer outra atividade  que vise pregar o Evangelho e edificar a Igreja de Cristo, a família cristã deve estar lá. Não  deixe de ir aos cultos, à Escola Dominical e aos encontros da  sua igreja. Esta rotina glorificará a  Deus, e  edificará você e a sua família.
SINÓPSE DO TÓPICO (3) Toda a família deve se envolver  com as atividades da  igreja. Ali, é o espaço religioso onde adoramos a Deus e proclamamos o Evangelho de  Jesus.

CONCLUSÃO
Na lição desta semana vimos que a família é o elemento básico  da  igreja local. Esta, por sua vez, deve ser uma comunidade acolhedora de  famílias carentes. E a  família chamada  por Deus, tem o privilégio de  servir ao  Altíssimo juntamente com outras famílias numa igreja local. Aqui, somos ensinados,  edificados e exortados a representar o Reino de   Deus neste  mundo  moderno.   Portanto, não perca tempo: envolva-se com a sua igreja local, pois esta precisa de  você e toda a sua família.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Vida Cristã
"Em plena época do Cristianismo, à  luz  das ricas revelações bíblicas, fatos que ocorreram há milhares de  anos tornam a se repetir. Os desígnios de Deus se chocam com as atitudes dos homens, que não somente  vivem no  chamado 'século das  luzes', mas  também dizem ser iluminados pelo Espírito Santo de  Deus.
Reportemo-nos aos exemplos das boas relações entre jovens e velhos, de   um   período de   1500 a.C., com Moisés e  Josué, até aos dias de  Paulo e  timóteo,  ocasião em  que a  luz  dos conhecimentos, quer seculares, quer espirituais, era incompativelmente mais fraca e as revelações de Deus esporádicas. Se pela vontade e orientação de  Deus, esses homens da Antiguidade foram capazes de  evidenciar um  relacionamento exemplar, por que entre os cristãos de  hoje, constata-se a realidade dos abismos de gerações? Por  que há  tanta divergência até entre pais e filhos que têm em mãos a infalível Palavra de  Deus? Por que muitos pais, ao nascerem os filhos, recebem-nos com desgosto? Por que tanta insubmissão aos velhos? Por  que há  filhos que se sentem tão independentes dos pais, mesmo  quando dependem deles para tudo?"(SOUZA, Estevam  Ângelo. ...e fez Deus a família: O padrão divino para um lar  feliz. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, pp.251-52).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Teológico Pastoral
"A Família do Pastor
Um recente best-seller sobre o ministério pastoral contém um capítulo intitulado 'Alerta: O Ministério Pode Ser uma Ameaça para Sua  Família'. Por mais chocante que seja, o título reflete com precisão a realidade do  ministério pastoral hoje. Uma  pesquisa pastoral realizada em  1992, publicada em  um  importante jornal, descobriu as seguintes dificuldades significativas que produzem problemas conjugais nas famílias dos pastores:
81% tempo insuficiente em  conjunto
71% uso do  dinheiro
70% nível de  renda
64% dificuldade de  comunicação
63% expectativas da  congregação
57% diferenças quanto ao  lazer
53% dificuldades na  criação dos filhos
46% problemas sexuais
41% rancor do  pastor com relação à esposa
35% diferenças quanto à carreira ministerial
Hoje  em  nossos dias, ninguém questiona o fato óbvio de  que a maioria dos pastores e suas famílias estão sofrendo pressões cada vez maiores por causa do  ambiente em  que estão ministrando. Isso não é de  surpreender quando se reflete sobre a natureza do  ministério. Considere estas pressões envolvidas no  pastorado:
1. O pastor envolve-se com o humanamente impossível - lida com o pecado na  vida das pessoas.
2. O pastor cumpre um  papel que nunca se completa - resolve problemas que vão  se multiplicando.
3. O pastor serve sob uma credibilidade cada vez mais questionada aos olhos da  sociedade.
[...]  8. O pastor e a sua família parecem viver em  um  aquário que todos podem observar .
[...]  10. Como figura pública,  o  pastor pode receber as mais duras críticas tanto da  comunidade como da  congregação.
Ninguém que reflita um  pouco pode negar que o ministério é potencialmente perigoso para o  casamento e  a  família do  pastor. Mas seria isso mesmo? Ou melhor, é necessário que seja assim? Ou, mais importante, Deus quer que seja assim?" (MACARtHUR, John JR. (Ed.).  Ministério Pastoral: Alcançando a excelência no  ministério cristão. 7.ed. Rio de  Janeiro: CPAD, 2012, pp.163-64).

VOCABULÁRIO
Volição: Ato pelo qual a vontade se determina a alguma coisa.
Idiossincrasias: Maneira de ver, sentir, reagir própria de cada pessoa.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
LIMA,  Elinaldo Renovato  de. Ética  Cristã:  Confrontando as Questões Morais do Nosso Tempo. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.
SOUZA,  Estevam  Ângelo. ...e fez Deus a família: O padrão divino para um lar  feliz. 1.ed. Rio de  Janeiro: CPAD, 1999.
HUGHES, Barbara; Kent. Disciplinas da Família Cristã. 1.ed. Rio de  Janeiro: CPAD, 2006.

SAIBA MAIS
Revista Ensinador Cristão
CPAD, nº 54, p.42.

EXERCÍCIOS
1. De acordo com a lição, que importância não  se  pode ignorar em  relação a família?
R. A funcionalidade da  igreja local junto a família.
2. Além de  ser  o elemento básico da funcionalidade da igreja, o que é a família?
R. É a extensão da  igreja local.
3. Descreva a  natureza humana da  igreja.
R.  A igreja é uma instituição composta de  seres humanos dotados de  sentimentos, desejos e volição.
4. Que  bênção o  salmo davídico pronuncia?
R. Irmãos e irmãs vivendo em  paz é como a preciosidade do  óleo que ungiu o sumo sacerdote Arão.
5. Você  e a sua família se  envolvem com a sua igreja local?
R. Resposta pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário