quarta-feira, 17 de julho de 2013

Como ser cristão nas pequenas coisas





Uma das coisas mais interessantes no antigo testamento são os 10 mandamentos (Ex 20:1-17), são princípios que Deus passou para o povo hebreu enquanto circulavam por 40 anos no deserto. Mas, o que é mais intrigante é que só há coisas grandes nessa lista, por exemplo, não matar, não roubar, não adorar a imagens, etc. Coisas que a maioria das pessoas não fazem. Coisas que até seu amigo da escola poderia dizer que cumpre. Será mesmo?
Nessa semana vamos trocar uma idéia sobre ser cristão nas pequenas coisas. Coisas que até mesmo pensamos, nem Deus vai se importar ou prestar atenção nisso.
Claro que já estamos cansados de ouvir que não estamos sozinhos no quarto, no banheiro, ou fazendo uma prova, Deus tá vendo e blá blá blá, sabemos disso, ouvimos, e muito isso e até já falamos isso para outras pessoas. Mas eu faço um convite um pouco maior, para nos observarmos fora do quarto. Até quando estamos na igreja, ou no meio da galera, ou andando na rua, jogando bola, pense você também numa situação corriqueira.
Ai, nesse lugar que você imaginou, você tem sido cristão, cumprido os 10 mandamentos? Como assim, Bacon, eu não estou matando ninguém, nem dizendo o nome de Deus em vão, tão pouco desonrando meus pais, o que estaria errado? Talvez, digo eu, só talvez você não esteja mesmo. Mas sabe, na maioria das vezes, nem nos tocamos, mas pisamos mais na bola que outra coisa.
Ser Cristão não é só se limitar a não falar mal de alguém (Ex 20:16) é também não pensar mal dessa pessoa e se precisar ajudá-la com algo (que seja correto, óbvio), mesmo contra nossa vontade. Poderíamos só observar um cara mala subindo as escadas com compras, mas poderíamos dar uma força. Nem iríamos fazer nada de errado, mas não estaríamos refletindo a Cristo. Não se limita a honrar somente os nossos pais (Ex 20:12), mas também deixar a senhorinha sentar enquanto estamos no ônibus. Nem é querer que o outro se dê mal só para conseguir a sua posição (Ex 20:17), mas é sonhar tanto com a posição que o outro tem e deixar de cumprir direito a nossa. E até mesmo não difamar o nome do Senhor, mas num jogo de futebol extravasar só porque seu time está perdendo ou o juiz tem se equivocado um pouco.
O Senhor Jesus nos convida a entender melhor esses mandamentos quando ele faz o famoso sermão do monte (Mt 5, 6 e 7), principalmente no meio do capitulo 5 ele explica melhor o que todos viviam pregando, mas sem entender corretamente. Isso é muito interessante, pois muitas vezes nós conhecemos as regras, sabemos o que elas dizem, mas não o que realmente significam.
Se você já conhece as regras do jogo da vida (não só o da ‘Grow’) vou fazer-lhe um convite, tente entende-las melhor essa semana e também tente cumpri-las. Porque até o diabo conhece bem a bíblia e sabe o que deve ser feito, só que fazer já são outros 500.
Caso não conheças, te convido a conhecer e a se esforçar, assim como todos devemos, a ser Cristão, não só de macro-atitudes, que é fácil, mas nas mínimas coisas também.
Quem topa? Eu já levantei a mão aqui, espero vocês junto conosco nessa caminhada.
Boa semana a todos!!!

Pb. Eliezer de Souza Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário