23 de Março de 2014
A Consagração dos Sacerdotes
TEXTO ÁUREO
"E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão" (Hb 9.22).
VERDADE PRÁTICA
O sacrifício expiador de Cristo no Calvário foi perfeito, único e capaz de nos purificar de todo pecado.
HINOS SUGERIDOS
363, 423, 432
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Êx 28.1 A instituição do sacerdócio
Terça - Êx 29.1-9 A cerimônia de consagração
Quarta - Lv 16.11-14 A oferta do sacerdote pelo seu pecado
Quinta - Hb 6.20 Jesus, nosso Sumo Sacerdote eterno
Sexta - Hb 4.15,16 Jesus, Sumo Sacerdote compassivo
Sábado - Hb 9.11 Jesus, Sumo Sacerdote dos bens futuros
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo 29.1-12
1
Isto é o que lhes hás de fazer, para os santificar, para que me
administrem o sacerdócio: Toma um novilho, e dois carneiros sem mácula,
2 e pão asmo, e bolos asmos amassados com azeite, e coscorões asmos untados com azeite; com flor de farinha de trigo os farás.
3 E os porás num cesto e os trarás no cesto, com o novilho e os dois carneiros.
4 Então, farás chegar Arão e seus filhos à porta da tenda da congregação e os lavarás com água;
5
depois, tomarás as vestes e vestirás a Arão da túnica, e do manto do
éfode, e do éfode mesmo, e do peitoral; e o cingirás com o cinto de obra
de artífice do éfode.
6 E a mitra porás sobre a sua cabeça; a coroa da santidade porás sobre a mitra;
7 e tomarás o azeite da unção e o derramarás sobre a sua cabeça; assim, o ungirás.
8 Depois, farás chegar seus filhos, e lhes farás vestir túnicas,
9
e os cingirás com o cinto, a Arão e a seus filhos, e lhes atarás as
tiaras, para que tenham o sacerdócio por estatuto perpétuo, e sagrarás a
Arão e a seus filhos.
10 E farás chegar o novilho diante da tenda da congregação, e Arão e seus filhos porão as mãos sobre a cabeça do novilho;
11 e degolarás o novilho perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação.
12
Depois, tomarás do sangue do novilho, e o porás com o teu dedo sobre as
pontas do altar, e todo o sangue restante derramarás à base do altar.
INTERAÇÃO
Chegamos
ao capítulo que detalha o cerimonial de consagração sacerdotal para o
serviço no Tabernáculo: Êxodo 29. Este capítulo descreve o rito
consagratório dos sacerdotes. Ele consistia na apresentação de um
bezerro e dois carneiros sem mácula; pão asmo (sem fermento) e bolos
asmos amassados com azeite; bolinhos asmos untados com azeite e feito
com flor de farinha de trigo. Todos estes itens eram elementos que
compunham todo o ritual para consagrar, isto é, separar, para o
ministério sacerdotal, Arão e os seus filhos. Esta linhagem
representaria o sacerdócio oficial da Casa de Israel.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
* Explicar como se dava a cerimônia de consagração sacerdotal.
* Citar os elementos do sacrifício de posse.
* Compreender que Cristo é o perpétuo e o mais perfeito Sumo Sacerdote.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado
professor, para ampliar a conclusão do primeiro tópico da aula desta
semana, reproduza na lousa o seguinte texto: "O Novilho [Bezerro].
Quando os sacerdotes impunham as mãos na cabeça do novilho, isso
simbolizava a sua identificação com o animal, como seu substituto e,
talvez, a transferência dos pecados do povo para o animal. Assim, o
novilho tornava-se um sacrifício vicário, que morria por causa dos
pecados do povo (v.14). Essa cerimônia aponta para o sacrifício vicário
de Cristo, que tornou-se a nossa oferta pelo pecado (Is 53.5; Gl 3.13;
Hb 13.11-13)" (Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p.165). Em seguida,
explique que a suficiência do sacrifício de Jesus Cristo é a garantia de
que Ele é o Sumo Sacerdote perfeito.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Deus
ordenou que Moisés separasse Arão e seus filhos para o sacerdócio. O
vestiário, bem como o modo de proceder dos sacerdotes, foram dados por
orientações do próprio Deus. Antes de oferecer sacrifícios em favor do
povo, Arão deveria oferecer sacrifício para a remissão dos seus próprios
pecados. Na lição de hoje, estudaremos a respeito do ato de consagração
e purificação do sacerdócio, conforme as determinações de Deus
I. A CONSAGRAÇÃO DE ARÃO E SEUS FILHOS
1. A lavagem com água.
"Então, farás chegar Arão e seus filhos à porta da tenda da congregação
e os lavarás com água" (Êx 29.4). Muitos eram os rituais de preparação
que os sacerdotes deveriam realizar antes de se achegarem à presença de
Deus. Uma parte dos rituais era a lavagem com água, que simbolizava
pureza e perfeição. Deus é santo e requer santidade do seu povo: "Santos
sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo" (Lv 19.2).
Atualmente o crente é limpo pela Palavra (Jo 15.3) e pelo sangue de
Cristo (1 Jo 1.7). Sem pureza e santidade não podemos nos achegar à
presença de Deus.
Uma importante razão pela qual o crente deve
santificar-se é que a santidade de Deus, em parte, é revelada através do
procedimento justo e da vida santificada do crente.
2. A unção com azeite (Êx 30.23-33). O
azeite da unção deveria ser derramado sobre a cabeça de Arão e seus
filhos. O azeite é símbolo do Espírito Santo que viria habitar no crente
pelo ministério intercessor de Jesus (Jo 14.16,17,26), bem como o
batismo com o Espírito Santo (At 1.4,5,8). Assim também a igreja recebeu
o penhor do Espírito (2 Co 1.21,22), mas alguns de seus membros são
individualmente separados para ministérios específicos, segundo os
propósitos de Deus.
3. Animais são imolados como sacrifício (Êx
29.10-18). Era necessário que antes de ministrar em favor do povo, o
sacerdote oferecesse sacrifícios de holocausto por sua própria vida.
Arão e seus filhos deveriam levar um cordeiro, sem mancha ou defeito,
diante do altar. O cordeiro morto tipificava a morte vicária de Jesus
Cristo, que "morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras" (1 Co
15.3). A morte vicária de Cristo proporciona ao homem pecador a
reconciliação com Deus. Jesus morreu para expiar os nossos pecados (1 Pe
1.18,19).
SINOPSE DO TÓPICO (1) A consagração do sacerdócio
de Arão e de seus filhos decorria pela passagem da água, a unção com
azeite e a imolação de animais como sacrifício
II. O SACRIFÍCIO DA POSSE
1. O segundo carneiro da consagração (Êx 29.19-35).
Era necessário que outro animal inocente fosse morto. Segundo o
Comentário Bíblico Beacon, "parte do sangue era colocada primeiramente
na orelha direita, no dedo polegar da mão direita e no dedo polegar do
pé direito". O restante do sangue deveria ser derramado sobre o altar.
Sem derramamento de sangue não há remissão de pecado (Hb 9.22). Tudo
apontava para o Calvário, onde Cristo derramou seu sangue por nós.
2. Sacrifícios diários.
Diariamente eram oferecidos sacrifícios pelo pecado. Pela manhã e a
tarde havia sacrifícios e um animal inocente era morto em resgate da
vida de alguém. O sacrifício de Cristo foi perfeito e único. Por isso,
hoje podemos nos achegar a Deus para adorá-lo livremente.
No
Tabernáculo, tudo deveria estar sempre pronto a fim de que o culto
diário a Deus nunca fosse interrompido. Os sacerdotes cuidavam para que o
fogo do altar nunca se apagasse. A cada manhã, este era alimentado com
nova lenha e novos holocaustos (Lv 6.12,13). Da mesma forma Deus quer
que nos apresentemos a Ele, prontos e renovados espiritualmente (2 Co
4.16).
SINOPSE DO TÓPICO (2) O sacrifício da posse consistia na consagração do segundo carneiro e nos sacrifícios diários.
III. CRISTO, PERPÉTUO SUMO SACERDOTE
1. Sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque.
A primeira referência a Melquisedeque como sacerdote encontra-se no
livro de Gênesis 14.18. Poucos sabemos a respeito de Melquisedeque: "sem
pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de
vida" (Hb 7.3). Melquisedeque é um tipo de Cristo.
2. O sacrifício perfeito de Cristo.
Arão e seus descendentes deveriam oferecer diariamente sacrifícios por
seus pecados e também do seu povo. Hoje não precisamos fazer esses tipos
de sacrifícios, pois o sacrifício de Cristo foi único, perfeito e
perpétuo (Hb 7.25-28).
3. O sacrifício eterno de Cristo. "Mas
este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo (Hb
7.24). O vocábulo "perpétuo" significa "inalterável". Jesus não
pertencia à tribo de Levi, mas seu sacerdócio era segundo a ordem de
Melquisedeque (Hb 5.6,10; 7.11,12), logo, seu sacerdócio era superior ao
de Arão. O sacerdócio de Cristo é superior, eterno e imutável.
SINOPSE DO TÓPICO (3) O sacrifício de Cristo é perfeito, eterno e perpétuo segundo a ordem de Melquisedeque.
CONCLUSÃO
Deus
estabeleceu o sacerdócio e as cerimônias de purificação e consagração.
Estas cerimônias apontavam para o sacrifício perfeito e o sacerdócio
eterno de Cristo. Ele se ofereceu como holocausto em nosso lugar. Sem
Cristo, jamais poderíamos nos achegar à presença santa e eterna de Deus e
ter comunhão com Ele.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Geográfico
"O sistema sacrificial
Quando
os seres humanos entram em relação de aliança com Deus e mantêm o seu
lado do trato, evitando todos os pecados conhecidos, surge o desejo de
relacionar-se mais intimamente com Deus - entregar-se ao seu serviço,
expressar agradecimento, apoiar seus servos, ter comunhão, e
desculpar-se pelo mal cometido acidentalmente. O sistema sacrificial
demonstrou que uma relação mais profunda com Deus era possível, mas para
que isso acontecesse havia necessidade de uma purificação contínua do
pecado.
Ao mesmo tempo, o sistema demonstrou suas próprias
deficiências e resultou na necessidade de encontrar outro meio não só
para estabelecer uma relação mais profunda com Deus, como também para
tratar com todo o problema do pecado deliberado. Esse outro meio foi
tornado possível mediante Jesus (Hb 10.1-8)" (GOWER, Ralph. Novo Manual
dos Usos & Costumes dos Tempos Bíblicos. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2012, p.325).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Bibliológico
"A Origem dos Sacrifícios
Em
relação à origem dos sacrifícios, existem duas opiniões: (1) que eles
têm sua origem nos homens, e que Israel apenas reorganizou e adaptou os
costumes de outras religiões, quando inaugurou seu sistema sacrificial; e
(2) que os sacrifícios foram instituídos por Adão e seus descendentes
em resposta a uma revelação de Deus.
É possível que o primeiro ato
sacrificial em Gênesis tenha ocorrido quando Deus vestiu Adão e Eva com
peles para cobrir sua nudez (Gn 3.21). O segundo sacrifício mencionado
foi o de Caim, que veio com uma oferta do 'fruto da terra', isto é,
daquilo que havia produzido, expressando sua satisfação e orgulho.
Entretanto, seu irmão Abel 'trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e
da sua gordura' como forma de expressar a contrição de seu coração, o
arrependimento e a necessidade da expiação de seus pecados (Gn 4.3,4).
Em
Romanos 1.21, Paulo refere-se à revelação e ao conhecimento inicial que
os patriarcas tinham a respeito de Deus, e explica a apostasia e o
pecado dos homens do seguinte modo: 'Tendo conhecido a Deus, não o
glorificaram como Deus, nem lhe deram graças'. Depois do Dilúvio,
'edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de animal limpo e de toda a
ave limpa e ofereceu holocaustos sobre o altar' (Gn 8.20). Muito tempo
antes de Moisés, os patriarcas Abrão (Gn 12.8;13.18; 15.9-17; 22.2ss.),
Isaque (Gn 26.25), e Jacó (Gn 33.20; 35.3) também ofereceram
verdadeiros sacrifícios (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2009, p.1723).
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
GOWER, Ralph. Novo Manual dos Usos & Costumes dos Tempos Bíblicos. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
MERRIL, Eugene H.
História de Israel no Antigo Testamento: O reino de sacerdotes que Deus
colocou entre as nações. 6.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
SAIBA MAIS
Revista Ensinador Cristão
CPAD, nº57, p.42..
EXERCÍCIOS
1. Atualmente somos limpos mediante quê?
R. Atualmente o crente é limpo pela Palavra (Jo 15.3) e pelo sangue de Cristo (1 Jo 1.7).
2. O que o azeite simboliza?
R. O azeite é símbolo do Espírito Santo que viria habitar no crente pelo ministério intercessor de Jesus (Jo 14.16,17,26).
3. O que deveria ser feito com o restante do sangue do segundo carneiro?
R. O restante do sangue deveria ser derramado sobre o altar.
4. Cristo era Sacerdote segundo qual ordem?
R. Ordem de Melquisedeque.
5. De acordo com a lição, qual o significado do vocábulo "perpétuo"?
R. O vocábulo "perpétuo" significa "inalterável".
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